TEX UM COWBOY MADE IN ITÁLIA



 “Na velha Itália ele nasceu…” Não, ninguém errou a letra da música que imortalizou BAT MASTERSON seriado de Westerns. Foi apenas uma pequena modificação, porque, quando se fala de HQ, na há como negar: o maior cowboy das HQ’s em todos os tempos vem da Itália. Seu nome?

TEX WILLER.





O grande barato das histórias de TEX e que todas elas se passam nos Estados Unidos e retratam fielmente os cenários e situações da época do faroeste, onde sobrevivia quem sacasse mais rápido. O segredo para essa autenticidade é uma imensa biblioteca repleta de livros com fotografias de paisagens e situações típicas de um bom filme de bang-bang, que servem como referência para os desenhistas. TEX “nasceu” em 1948, graças ao talento de GIOVANNI LUIGI BONELLI, que escrevia as aventuras, e AURELIO GALLEPPINI, o desenhista regular por mais de 30 anos.

 
GIOVANNI LUIGI BONELLI

No início, o personagem foi batizado como TEX KILLER, e era considerado um fora-da-lei. Mas logo a situação se invertia, como a mudança do sobrenome para WILLER e a entrada para o comando dos RANGERS, um tipo de polícia especial do velho oeste. O companheiro inseparável de TEX é o velho rabugento KIT CARSON, que foi baseado num herói de faroeste que realmente existiu. Além dele, em algumas aventuras, aparecem também os seus outros pards (parceiros), o índio JACK TIGRE e KIT WILLER, o filho de TEX com a índia LÍRIO BRANCO, que morreu quando um surto de uma doença devastou sua aldeia. 




Além de atirar muito bem com seus dois colts (revólver calibre 45), o Cowboy bate pesado. Quem experimentou seus punhos se arrependeu amargamente. E não são apenas os bandidos os alvos de seus potentes socos. Quando topa com um oficial do exército arrogante ou um xerife corrupto, TEX não tem dúvida: “mete a mão”! Uma das coisas que os leitores que os leitores mais curtem são as expressões usadas por TEX e CARSON na caça dos vilões. São pérolas como “Raios e trovões!”, “Com mil demônios!” e “Tição do inferno!”, entre outras.

Para se ter uma ideia do sucesso de TEX na Itália, basta dizer que as suas revistas mensais TEX e TUTTO TEX vendem juntas mais de 400 mil exemplares por mês. As aventuras do Cowboy mais famoso das HQ’s já foram lançadas na Espanha, Turquia, Suécia, Noruega, Iugoslávia, França, etc., e continuam rompendo fronteiras. No Brasil, o número de leitores só é inferior ao da Itália.

Os desenhos são feitos por uma equipe de colaboradores. Nesses 67 anos do personagem, diversos desenhistas marcaram época entre os leitores, como AURELIO GALLEPPINI, CLAUDIO VILLA, GIOVANNI TICCI, FERDINANDO FUSCO, GUGLIELMO LETTERI, FABIO CIVITELLI, JESUS BLASCO, ERIO NICOLO, VICENZO MONTI etc. Além disso, existem as edições especiais nas quais artistas famosos por desenharem outros personagens são convidados para ilustrar as histórias. Nessa galeria encontramos nomes como JOE KUBERT, JOSÉ ORTIZ, VICTOR DE LA FUENTE, JADI BERNET, GIANCARLO BERARDI e MAGNUNS.

Em 1985, TEX foi parar no cinema, interpretado pelo ator GIULIANO GEMMA. Mas o que deveria ser motivo de alegria para os fãs acabou se tornando uma decepção. Apesar da presença dos quatro pards (TEX, KIT CARSON, JACK TIGRE, KIT WILLER), o filme, intitulado TEX E O SENHOR DO ABISMO, foi um grande fracasso, pois, em nenhum momento conseguiu reproduzir o clima eletrizante das aventuras das HQ’s.

A julgar pelo número de leitores que vem conquistando durante todos esses anos e pela fidelidade dos antigos fãs, TEX ainda vai percorrer os desertos, canyons e saloons do velho oeste por muito mais tempo. Os bandidos que se cuidem! Longa vida ao mais italiano dos cowboys americanos!







Texto original por Sidney Gusman.


Comentários

  1. Muito legal! Adorei a postagem! Esta HQ tem nada a menos que 67 anos de sucesso, e não é estadunidense hein... motivo de inveja pra muito comic-writer no mundo!

    ResponderExcluir
  2. eu tinha um amigo super fã de Tex Willer até o perfil dele era com o nome desse personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel Alves, fico feliz que ainda há pessoas que gostem do Tex Willer porque hoje em dia as pessoas só curtem o que passam no cinema. Vc já chegou a ler algum HQ do TEX? bjos inté mais linda! XD

      Excluir

Postar um comentário